Glorioso São José

 
Hoje é dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Por isso, a Liturgia católica se despe da austeridade quaresmal, simbolizada pela cor roxa e a sobriedade, para se revestir de alegria e de branco.
José, de ascendência real, tem sua genealogia traçada pelos evangelistas São Mateus e São Lucas. Guiou, protegeu e sustentou a Sagrada Família, sendo o responsável pela educação de Jesus, considerado o filho do carpinteiro, cuja profissão aprendeu.
Maria reconheceu os direitos legais da paternidade de José ao dizer: Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos, em consonância com a vontade de Deus que a entregou com seu Filho aos seus cuidados, pois se tratava de um homem justo.
Embora não tenhamos uma história completa de José, admite-se que tenha morrido antes que Jesus tivesse iniciado sua vida pública. A devoção popular o vê como padroeiro da boa morte por imaginá-lo, vivendo e morrendo ao lado de Maria e de Jesus.
A proteção dispensada à Sagrada Família fez com que o povo cristão o visse como padroeiro das famílias e, sobretudo, da grande família de Deus, espalhada por todo o mundo, que é a Igreja. Por isso, o papa Pio IX proclamou o patriarca São José patrono da igreja Universal. São José é para todos nós modelo de obediência à vontade de Deus e exemplo de cooperação com o plano da nossa salvação, servindo a Jesus e a Maria.

Que São José possa ser exemplo para todos nós! E principalmente para nós homens que buscamos a castidade e a santidade. Que sejamos sempre para nossas namoradas, noivas, esposas e filhos o retrato de São José!
"São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vos mantiveste a Sagrada família de Nazaré com o trabalho de vossas mãos.
Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós.
Vós conheces nossas aspirações e nossas esperanças.
Se dirigem a vos porque sabem que vos os compreendes e proteges.
Vós também conheces as provas, dificuldades e trabalhos.
Mas, ainda dentro das preocupações materiais da vida, vossa alma estava cheia de profunda paz e cantou cheio de verdadeira alegria pelo intimo trato que tinhas com o Filho de Deus, o qual vos foi confiado e também a Maria, sua terna Mãe. Amém."

0 comentários:

Postar um comentário